Iniciar sessão

Navegar para Cima
A aplicação Web não foi encontrada em http://ivar.azores.gov.pt/ensino. Verifique se escreveu o URL correctamente. Se o URL tiver de fornecer conteúdo existente, o administrador do sistema poderá ter de adicionar um novo mapeamento do URL do pedido à aplicação de destino.
A aplicação Web não foi encontrada em http://ivar.azores.gov.pt/ensino. Verifique se escreveu o URL correctamente. Se o URL tiver de fornecer conteúdo existente, o administrador do sistema poderá ter de adicionar um novo mapeamento do URL do pedido à aplicação de destino.
Última hora:
  • Ilha de S. Jorge (Sistema Vulcânico Fissural de Manadas) em Alerta Científico V3, após reativação do sistema vulcânico em profundidadeIlha Terceira (Vulcão de Santa Bárbara) em Alerta Científico V2 devido aos níveis de atividade microssísmicaAtividade sísmica na ilha de São Jorge encontra-se acima dos valores normais de referênciaAtividade sísmica no Vulcão de Santa Bárbara (ilha Terceira) encontra-se acima dos valores normais de referênciaSismo de magnitudes 2,1 sentido com intensidade máxima III/IV na ilha TerceiraCrise sismovulcânica de S. Jorge, último sismo sentido: 11 de maio às 09:21h, intensidade máxima III/IV nas freguesias de Santo Amaro e VelasCIVISA apela ao preenchimento do inquérito de macrossísmica em caso de sentir um sismo



 Perceção e Gestão Social do Risco

Conteúdo Programático


1. ASPETOS INTRODUTÓRIOS E FUNDAMENTOS
1.1. Conceitos básicos
1.2. Risco e contemporaneidade
1.3. A mediatização do risco


2. A PERCEÇÃO DO RISCO
2.1. Abordagens teóricas sobre a perceção de risco
2.2. Principais linhas de investigação sobre a perceção de risco
2.3. O papel da perceção social nos processos de comunicação e gestão de risco

2.4. O papel dos processos de comunicação e das práticas de gestão na perceção de risco


3. PRINCÍPIOS E ESTRATÉGIAS DA GESTÃO SOCIAL DO RISCO
3.1. Tipologia de riscos e estratégias de segurança
3.2. Instrumentos recomendados e modalidades de participação dos implicados (stakeholders)


4. OS SISTEMAS SOCIAIS E A PREPARAÇÃO PARA CATÁSTROFES
4.1. Perspetivas e atitudes dos indivíduos envolvidos
4.2. Vulnerabilidade dos contextos e dispositivos de segurança
4.3. Estruturas relacionais e comunicacionais

 

Docente(s)


Error rendering web part: A aplicação Web não foi encontrada em http://ivar.azores.gov.pt/ensino. Verifique se escreveu o URL correctamente. Se o URL tiver de fornecer conteúdo existente, o administrador do sistema poderá ter de adicionar um novo mapeamento do URL do pedido à aplicação de destino.Stack trace: at Microsoft.SharePoint.SPSite..ctor(SPFarm farm, Uri requestUri, Boolean contextSite, SPUserToken userToken) at Microsoft.SharePoint.SPSite..ctor(String requestUrl) at Cybermap.Sharepoint.Extensions.GetFileFromURL(String url) at Cybermap.SharePoint.AssociationsDisplay.AssociationDisplay.AssociationDisplay.Render(HtmlTextWriter writer)
Site:/pessoal/
List:Páginas
Isabel Maria Cogumbreiro Estrela Rego

Informação Adicional


 

Objetivos de Aprendizagem

  • Conhecer o conceito de risco e as principais abordagens ao estudo do fenómeno da perceção de risco;
  • Compreender o papel da perceção social nos processos de comunicação e gestão de risco;
  • Compreender a dimensão social (princípios e estratégias de preparedness) na gestão de risco e, em particular, do risco de catástrofes naturais;
  • Conhecer os mecanismos de preparação para catástrofes no âmbito dos diversos sistemas sociais (Escola, Família, Organizações, Comunidades).

Anexos