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Última hora:
  • Ilha de S. Jorge (Sistema Vulcânico Fissural de Manadas) em Alerta Científico V3, após reativação do sistema vulcânico em profundidadeIlha Terceira (Vulcão de Santa Bárbara) em Alerta Científico V2 devido aos níveis de atividade microssísmicaAtividade sísmica na ilha de São Jorge encontra-se acima dos valores normais de referênciaAtividade sísmica no Vulcão de Santa Bárbara (ilha Terceira) encontra-se acima dos valores normais de referênciaIlha de S. Jorge, último sismo sentido: 8 de agosto às 08:06h, intensidade máxima III/IV na freguesia de VelasCIVISA apela ao preenchimento do inquérito de macrossísmica em caso de sentir um sismo



 Seminário 2 - Geologia e o Meio Ambiente

Conteúdo Programático


Dada a natureza de unidade curricular, aborda-se, na mesma, o seguinte conjunto de conteúdos programáticos, não necessariamente distribuídos de forma ordenada e hierarquizada:
  • Geodiversidade e património geológico
  • Geologia e ordenamento: o papel do geólogo a partir da exploração de casos de estudo nos Açores
  • Problemática da qualidade da água: do global ao regional
  • Estratégias de proteção e gestão de recursos hídricos
  • Sustentabilidade ambiental da exploração de recursos minerais nos Açores
  • Impacte das alterações climáticas nos Açores
  • Teoria Social dos Desastres Naturais
  • Casos de estudo do risco associado à dinâmica geomorfológica
  • Casos de estudo do impacte social da atividade sismovulcânica
  • A contribuição dos Açores para a Organização do Tratado sobre a Proibição Total de Ensaios Nucleares (CTBTO) da Organização das Nações Unidas (ONU), numa perspetiva da mitigação de riscos para a Sociedade
 

Docente(s)


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Site:/pessoal/
List:Páginas
Paulo Jorge Amaral Borges
António Neves Trota

Informação Adicional


Objetivos de Aprendizagem

  • Tomar contacto com um conjunto diversificado de problemáticas associadas à temática da Geologia do Ambiente no contexto de estudo de casos da vida real, sempre integrados numa perspetiva do seu impacte na Sociedade;
  • Conhecer e compreender diversas abordagens não só ligadas à vida académica, mas essencialmente oriundos de entidades públicas com responsabilidades na matéria e do meio empresarial;
  • Adquirir competências de análise crítica de exemplos, cruzados ou não, das experiências atrás citadas e de enquadrá-los à luz dos conceitos adquiridos ao longo do curso;
  • Desenvolver capacidade de trabalhar em equipa, de síntese na produção de relatórios e de exposição pública dos resultados do seu trabalho.

Anexos