Submarino vai ser enviado para epicentro do sismo de 11 de Março de 2011
Cientistas japoneses e alemães iniciaram hoje uma missão para observar, através de um submarino, a zona do epicentro do sismo e tsunami de 11 de Março do ano passado, que devastou o nordeste do arquipélago japonês. O sismo de 11 de Março teve o seu epicentro no Pacífico, a 130 quilómetros da costa japonesa.
Os investigadores vão colocar na água um veículo equipado com câmaras e outros instrumentos para sondar o fundo do mar até sete mil metros de profundidade. Esse aparelho autónomo aproximar-se-á do epicentro do sismo (magnitude 9,0 na escala de Richter) que causou um tsunami com mais de 15 metros de altura no litoral Pacífico do arquipélago, provocando a morte a cerca de 19 mil pessoas e um grave acidente nuclear na central de Fukushima Daiichi.
O director do projecto, Gerold Wefer, responsável pelo Centro de Alterações Ambientais da Universidade de Brême, explicou em declarações à agência noticiosa AFP que o objectivo da missão é "instalar equipamentos no fundo do mar que permitam cartografar a zona e observar as grandes alterações causadas pelo tremor de terra". O equipamento utilizado assemelha-se a um pequeno submarino com 5,5 metros de comprimento e 3,5 toneladas e irá instalar instrumentos no fundo do mar que permitem medir mais precisamente os movimentos terrestres naquela zona de forte actividade sísmica.