Segundo o Volcanic Ash Advisory Center (VAAC) de Darwin, o vulcão Manam, localizado na ilha com o mesmo nome no norte da Papua Nova Guiné, entrou em erupção. Para já, é incerto se a erupção em curso é de grande magnitude ou não, contudo os dados disponíveis apontam para uma coluna eruptiva de cinzas a atingir altitudes da ordem dos 20 km, progredindo para sudoeste. Até ao momento, há registo de queda de cinzas em várias localidades costeiras da Papua Nova Guiné, incluindo Bogia.
Nas últimas semanas, o vulcão tem emitido pequenas colunas eruptivas de cinzas que atingem altitudes da ordem dos 8-10 km. No entanto, as últimas imagens obtidas a partir do satélite Himawari-8 mostram uma coluna eruptiva significativamente maior. O código de aviação foi elevado para vermelho.
Embora não haja grandes detalhes sobre este episódio eruptivo, os cientistas afirmam que deve ser semelhante ao ocorrido em 2004-2005, em que mais de 9000 pessoas tiveram de ser evacuadas da ilha. Muitos dos habitantes foram realojados noutros locais da Papua Nova Guiné, no entanto, alguns voltaram a ocupar a ilha de Manam.