Sismo de magnitude 6.1 no Estreito de Gibraltar provoca danos e feridos
Um sismo de magnitude 6.1 atingiu esta madrugada, dia 25 de janeiro, a região de Málaga, no mar de Alborán. De acordo com o USGS (United States Geological Survey), o sismo ocorreu às 05:22 hora local (04:22 hora UTC), localizou-se a cerca de 62 km a NNE de Al Hoceima em Marrocos, e a 77 km NW de Melilla em Espanha, e ocorreu a cerca de 10 quilómetros de profundidade.
Até ao momento já se registaram pelo menos sete eventos naquela zona, todos com magnitude superior a 4.6. A réplica mais energética teve magnitude 5.3 e ocorreu passados apenas dez minutos do sismo principal.
Os abalos foram sentidos em várias cidades da costa espanhola e marroquina. Pelo menos 30 pessoas receberam tratamento hospitalar devido a ataques de ansiedade e feridas causadas pelos destroços. Um rapaz de 12 anos perdeu a vida devido a um enfarte, ao que tudo indica, devido ao pânico ao sentir o tremor.
De acordo com os meios de comunicação locais, milhares de residentes dormiram no exterior das habitações, em acampamentos improvisados ou nas ruas por precaução. Apenas alguns edifícios ficaram destruídos, com o colapso das fachadas em tijolos, causando danos em outros edifícios durante a queda. Procedeu-se ainda à evacuação de vários bairros após uma explosão de gás ter danificado quatro habitações. As escolas das áreas envolventes fecharam hoje por prevenção.