Iniciar sessão

Navegar para Cima
A aplicação Web não foi encontrada em http://ivar.azores.gov.pt/noticias. Verifique se escreveu o URL correctamente. Se o URL tiver de fornecer conteúdo existente, o administrador do sistema poderá ter de adicionar um novo mapeamento do URL do pedido à aplicação de destino.
A aplicação Web não foi encontrada em http://ivar.azores.gov.pt/noticias. Verifique se escreveu o URL correctamente. Se o URL tiver de fornecer conteúdo existente, o administrador do sistema poderá ter de adicionar um novo mapeamento do URL do pedido à aplicação de destino.
Última hora:



Mundo ► Fenómenos Naturais

Vulcão Turrialba visto do vulcão Irazu (Foto: Volcano Discovery)
08-02-2016 14:25
Costa Rica
Emissão de gases e cinzas no vulcão Turrialba na Costa Rica

​Na tarde do passado sábado, geólogos do Observatório de Vulcanologia e Sismologia da Universidade Nacional da Costa Rica (OVSICORI), reportaram uma nova erupção do vulcão Turrialba, o mais ativo do país.

O evento vulcânico ocorreu pela 13:50 hora local (19:50 UTC), numa quente, mas extremamente ventosa tarde. Segundo o OVSICORI, naquele instante os sismógrafos começaram a registar vibrações, momento em que os investigadores de serviço ativaram as câmaras da cratera para registar a erupção.

A erupção consistiu em duas fases distintas, a primeira com emanação lenta de cinzas vulcânicas e gases nocivos, e a segunda, cerca de dez minutos depois, com uma ejeção mais poderosa, emitindo uma pluma com material sólido a cerca de 500 metros de altura.

Devido às condições meteorológicas favoráveis, céu limpo, a erupção que ocorreu na cratera ocidental foi visível a partir do cume do vulcão Irazu, localizado a cerca de 10 km.

Especialistas do OVSICORI, com dos dados do Instituto de Meteorologia, e utilizando o sistema de modelação de dispersão atmosférica AERMOD, conseguiram prever uma possível rota da dispersão das cinzas, indicando que estas seguiriam para noroeste, passando sobre Guapiles e a maior parte sobre a província de Heredia, em pleno dia de eleições municipais.

Uma quantidade de cinzas depositou-se em zonas de vegetação e culturas da enorme fazenda Finca La Picada, localizada nas proximidades do vulcão.

Alguns moradores de Concepcion e Heredia detetaram ainda um forte odor a enxofre.

A atividade deste vulcão tem perturbado o quotidiano da população, tanto na agricultura como no funcionamento de escolas e do aeroporto, levando muitas vezes ao seu encerramento, embora não tenha sido o caso nesta erupção. A Comissão Nacional de Emergências tem mantido o alerta amarelo ativo para a maior parte do Parque Nacional do Vulcão Turrialba, com o intuito de persuadir os turistas e pessoas não autorizadas a manterem-se afastadas da cratera. 


Fontes


news.co.cr
Volcano Discovery
RSOE EDIS

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas


Error in WebPart: A aplicação Web não foi encontrada em http://ivar.azores.gov.pt/noticias. Verifique se escreveu o URL correctamente. Se o URL tiver de fornecer conteúdo existente, o administrador do sistema poderá ter de adicionar um novo mapeamento do URL do pedido à aplicação de destino.Click here to edit the properties of this web part.
quarta-feira, 2 de Outubro de 2019
Na madrugada do dia 30 de setembro, o Vulcão Poás (Costa Rica) entrou em erupção. Uma câmara de vigilância do Observatório Vulcanológico e Sismológico da Costa Rica (OVSICORI) capturou a emissão de cinzas até cerca de 2,7 km de altura acima da cratera. As autoridades oficiais decidiram encerrar o acesso ao Parque Nacional do Vulcão Poás que é considerado uma das principais atrações turísticas do país. Até ao momento ainda n...
terça-feira, 18 de Abril de 2017
​As autoridades da Costa Rica obrigaram-se a estender no passado domingo, o estado de alerta do vulcão Poás para as comunidades próximas da cratera, encerrando o acesso aos visitantes.   De acordo com a Comissão Nacional de Emergência, na tarde de domingo, o vulcão emitiu uma coluna de gases que atingiu cerca de mil metros acima da cratera, numa erupção que durou aproximadamente 10 minutos.   Esta foi a segunda erupção r...
terça-feira, 31 de Janeiro de 2017
​O vulcão Turrialba, localizado na província de Cartago, na Costa Rica, tem vindo a aumentar a sua atividade desde o fim de semana.     Nas últimas três semanas, e de acordo com a Rede Sísmica da Universidade da Costa Rica (UCR), a atividade no vulcão permaneceu baixa, registando apenas tremores de baixa magnitude. Segundo vulcanólogos da UCR e da Universidade Nacional (UNA), tem-se vindo a registar explosões de vapor, gases...
sexta-feira, 6 de Janeiro de 2017
​A Costa Rica declarou estado de emergência na passada quinta-feira, dia 5, após a emissão constante de cinzas do vulcão Turrialba.   O vulcão Turrialba, que se eleva a 3 432 metros acima do nível do mar, durante vários dias foi palco de erupções contínuas marcadas pela constante emissão de cinzas que, devido ao vento, atingiram a capital, San José, e outras cidades como Heredi, Cartago e Alajuela, lar de um aeroporto internac...
quarta-feira, 16 de Março de 2016
Segundo o Observatório de Vulcanologia e Sismologia da Costa Rica (OVSICORI), ocorreu ontem, dia 15, uma nova erupção no vulcão Rincón de la Vieja, localizado na província de Guanacaste.A explosão gravada num vídeo pelo OVSICORI, deu-se pelas 16:20 hora local, e apresentou características similares às explosões já registadas no início deste mês, exibindo uma coluna de gases e cinzas com mais de 700 metros de altura.  No dia 9...
quarta-feira, 28 de Outubro de 2015
O vulcão Turrialba com cerca de 3340 metros de altitude, localizado na província de Cartago no NNW da Costa Rica apresentou no último fim de semana, pelo menos 26 episódios eruptivos, que segundo a Comissão Nacional de Emergências (CNE) foram acompanhados de actividade sísmica.Após alguns meses de relativa acalmia, partir do passado dia 23 de outubro o vulcão começou a emitir nuvens de cinzas a,em resultado de episódios erupti...
terça-feira, 10 de Março de 2015
​Nas duas últimas semanas o Vulcão Turrialba, localizado a cerca de 67 km a N da capital da Costa Rica, San José, tem mostrado indícios de actividade. De acordo com o Observatório Vulcanológico e Sismológico da Costa Rica (OVSICORI), no dia 8 de Março ocorreram quatro explosões entre as 13:40 e as 15:17 (hora local), emitindo cinzas até uma altura de cerca de 500 metros acima da cratera e divergindo para NW. Este episódio de a...
Error in WebPart: A aplicação Web não foi encontrada em http://ivar.azores.gov.pt/noticias. Verifique se escreveu o URL correctamente. Se o URL tiver de fornecer conteúdo existente, o administrador do sistema poderá ter de adicionar um novo mapeamento do URL do pedido à aplicação de destino.Click here to edit the properties of this web part.