Um sismo de magnitude 6,1 atingiu hoje, dia 14 de abril, a ilha de Kyushu no Japão. De acordo com o European-Mediterranean Seismological Centre (EMSC), o sismo ocorreu às 21:26 hora local (12:26 hora UTC), localizou-se a cerca de 11 km a W de Kumamoto-shi e a 89 km a S de Fukuoka-shi no Japão, a cerca de 15 km de profundidade.
Até ao momento já se registaram pelo menos oito eventos naquela zona, todos com magnitude superior a 4,8. A réplica mais energética teve magnitude 6,0 e ocorreu às 00:03 hora local do dia 15 de abril (15:03 hora UTC). Segundo a Agência Nacional Meteorológica não foi emitido alerta de tsunami.
De acordo com relatos das agências noticiosas japonesas, há dezenas de pessoas feridas, cerca de 16 mil famílias estão sem eletricidade e 38 mil habitações estão sem gás em Kumamoto.
Segundo o principal porta-voz do Governo Japonês, há relatos de algumas casas terem colapsado, no entanto estão a ser implementadas todas as medidas de emergência de modo a priorizar esforços para salvar e resgatar vítimas.
O Japão situa-se na junção de quatro placas tectónicas e experiencia cerca de 20% dos sismos mais energéticos de todo o mundo.