Sismo de magnitude 6,0 em Itália causa pelo menos 39 mortos e uma vasta destruição
Pelo menos 39 pessoas morreram, dezenas ainda continuam desaparecidas e outras ficaram feridas, na sequência de um sismo de magnitude 6,0 que atingiu esta madrugada a região central de Itália.
De acordo com o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia de Itália (INGV), o sismo ocorreu às 03:36 hora local (01:36 hora UTC), localizou-se em terra, na província de Rieti, a cerca de 1 km de Accumoli, e 9 km de Arquata del Tronto e Amatrice, a cerca de 4 km de profundidade.
Até ao momento foram registadas inúmeras réplicas de magnitude igual ou superior a 3,0 naquela região, tendo a mais energética ocorrido às 04:33 hora local, com magnitude 5,5. Segundo a Proteção Civil local, o sismo está classificado como severo. Testemunhos afirmam que o solo tremeu durante cerca de 20 segundos.
De acordo com informações disponíveis nas redes sociais e pelo presidente da Câmara de Amatrice, Sergio Pirozzi, “metade da cidade desapareceu”, com o colapso de edifícios e vias de comunicação, sublinhando também as dificuldades em resgatar as pessoas que ainda se encontram de baixo dos escombros e em desimpedir as ruas de modo a permitir a chegada de ajuda. O Ministério da Defesa de Itália já mobilizou o exército para ajudar no resgate dos sobreviventes.
As localidades mais afetadas pelo sismo foram o município de Norcia, na província de Perugia, e os de Amatrice e Accumoli, na provincia de Rieti, com cerca de 4915, 2646 e 653 habitantes, respetivamente.
Na rede social do Facebook foi ativado o serviço de check-in de segurança, que tem como objetivo que todos os cidadãos possam verificar com os amigos e familiares se estão em segurança.
Segundo o INGV, o terramoto ocorreu ao longo de uma falha tectónica orientada no sentido noroeste-sudeste e localizada na região central dos Apeninos, uma cadeia de montanhas que se estende desde o Golfo de Taranto ao sul, até o extremo sul da Bacia do Pó no norte de Itália.
Este evento ocorreu muito perto de Aquila, onde um sismo de magnitude 6,3 causou em 2009 mais de 300 mortos e devastou a região de Abruzos.