Sismo de magnitude 5,6 em Oklahoma (EUA) causa danos em edifício centenário
Um sismo de magnitude 5,6 atingiu na manhã do dia de hoje, 3 de setembro, o estado norte americano de Oklahoma. De acordo com o United States Geological Survey (USGS), o sismo ocorreu às 07:02 hora local (12:02 hora UTC), localizou-se a 15 km a NW da cidade de Pawnee no estado de Oklahoma, a cerca de 4,5 km de profundidade.
Ainda segundo a mesma fonte, o sismo foi sentido nos estados vizinhos Kansas, Arkansas, Missouri, Texas, Nebraska e Iowa.
A Oklahoma Corporation Commission, uma agência reguladora que examina combustível, petróleo, gás, serviços públicos e indústrias de transporte do estado, está a rever poços localizados nas imediações da localização do sismo.
O Departamento de Transportes do estado está igualmente a verificar o estado físico de pontes, e engenheiros estão a avaliar a segurança de determinados edifícios.
De acordo com autoridades locais, até ao momento há conhecimento do sismo ter danificado pelo menos um edifício centenário na cidade de Pawnee. O edifício ainda está de pé, tendo apenas desabado algumas camadas exteriores das paredes.
Segundo um relatório recentemente divulgado pelo USGS, os habitantes do Texas e de Oklahoma enfrentam agora a possibilidade de sentir mais eventos semelhantes, resultantes da atividade induzida pelo Homem, tais como a injeção de fluidos no solo ou extração.
O aumento do número de sismos com magnitude igual ou superior a 3 naquela região, tem estado associado ao armazenamento de águas residuais resultantes da produção de petróleo e gás natural. Segundo especialistas, algumas zonas de Oklahoma assemelham-se agora à região do norte da Califórnia, correspondendo a uma das regiões mais propensas à ocorrência de um sismo destruidor em 2016.