Um sismo de magnitude 5,5 atingiu esta tarde, dia 26 de outubro, a região central de Itália. De acordo com o European-Mediterranean Seismological Centre (EMSC), o sismo ocorreu às 19:10 hora local (17:10 hora UTC), localizou-se a cerca de 21 km a N de Maltignano, a 36 km a W de Ascoli Piceno e a 63 km a N de L’Aquila, a cerca de 9 km de profundidade.
O sismo foi sentido desde regiões mais próximas do epicentro, tendo sido sentido também na capital, Roma.
Até ao momento já se registaram 17 réplicas, todas com magnitude superior a 3, tendo a mais energética ocorrido às 21:18 hora local (19:18 hora UTC) com magnitude 6,1.
De acordo com a proteção civil italiana, há registo de pelo menos 2 feridos em Visso e destruição em edifícios centenários na cidade de Roma. Segundo as autoridades locais, é ainda difícil avaliar e perceber toda a situação devido ao corte de energia, estando as localidades mais afetadas às escuras.
Este sismo ocorre apenas dois meses após aquele que atingiu a mesma região, tirando a vida a cerca de 300 pessoas causando grandes prejuízos materiais.
Para além do sismo destruidor de 24 de agosto deste ano, em 2009 um sismo de magnitude 6,3 causou mais de 300 mortos e devastou a região de Abruzios.