A maior cidade da África do Sul, Joanesburgo, foi atingida na passada quarta-feira por inundações do rio Jukskei, tendo causado a morte a várias pessoas. Entretanto, o governo já havia divulgado um alerta emitido pelo South Africa Weather Service, referente à possibilidade de tempestades severas na província de Guateng.
Segundo o Metro Police Department de Joanesburgo sete pessoas estão desaparecidas, depois dos seus veículos terem sido arrastados pelas inundações, pelo menos quatro pessoas morreram e centenas tiveram de ser resgatadas.
As inundações causaram o caos nas estradas da cidade, causando o corte na maioria delas. Causaram também graves danos aos veículos e infraestruturas. O evento teve impacto também no aeroporto Internacional Oliver Tambo, causando vários atrasos nos voos. As autoridades da cidade estão a realizar as operações de limpeza e aconselhando os cidadãos a serem cautelosos.
O período de chuva em África do Sul começou no mês passado, depois de um longo período de seca que matou vários animais e afetou a época de plantio no país.