Tromba de água no estado norte-americano do Arizona causa nove mortos
Pelo menos nove pessoas morreram e um rapaz continua desaparecido desde domingo na sequência de uma tromba de água, que consequentemente deu origem a cheias rápidas no passado sábado. O fenómeno deu-se de forma repentina na Floresta Nacional de Tonto, no Arizona, Estados Unidos da América.
De acordo com os bombeiros locais, mais de uma centena de pessoas encontravam-se na tarde de sábado em Cold Springs Swimming Hole, uma zona de banhos junto a pequenas cascatas, quando o fenómeno ocorreu, zona esta que tinha sido afetada por um incêndio há cerca de um mês.
Uma família de 14 elementos foi surpreendida pelo fenómeno quando se encontravam no local. Seis crianças entre os dois e treze anos de idade encontram-se entre as vítimas mortais. As missões de busca e salvamento permitiram resgatar já quatro membros da família, que foram transportados para o hospital sofrendo de hipotermia. As missões contaram com a participação e com o esforço de várias entidades, como Gila County Sheriff’s Office, Tonto Rim Search and Rescue, Arizona Department of Public Safety Ranger Helicopter, Whispering Pines Fire Department e US Forest Service.
Segundo Trent Shue, um voluntário que se encontrava, juntamente com outros membros do Tonto Recreation Alliance, a cerca de cinco quilómetros do local onde se abateu a tempestade, testemunha que num período de tempo muito curto, o curso de água ao longo da estrada começou a ficar excecionalmente mais forte. Um vídeo gravado por Shue, mostra a força da água transportando árvores.
O Serviço Nacional de Meteorologia emitiu entretanto um alerta para uma grande parte do estado do Arizona, incluindo a maior área da capital, Phoenix, até à noite de hoje, segunda-feira. Contudo, prevê-se que as tempestades durem até meio desta semana.