Trovão vulcânico foi registado pela primeira vez no vulcão Bogoslof - Alasca
Foi gravado, pela primeira vez, o som de um trovão vulcânico. Este fenómeno já tinha sido relatado várias vezes por testemunhas, no entanto e até ao momento, sem nunca ter sido registado.
Um trovão vulcânico trata-se de um fenómeno sonoro que, tal como nos casos comuns, acompanha o relâmpago luminoso. Neste caso, o relâmpago vulcânico ocorre no interior de uma nuvem de cinzas no decorrer de uma erupção vulcânica.
Este fenómeno foi gravado pela primeira vez em dezembro de 2016, por investigadores do United States Geological Survey (USGS), no decorrer de uma erupção do vulcão Bogoslof, nas ilhas Aleutas no Alasca, E.U.A..
Trata-se de um fenómeno difícil de registar, devido aos vários ruídos que se registam no decorrer de uma erupção vulcânica, nomeadamente o estrondo dos gases quentes, do material que é expelido do interior da terra, bem como as explosões sonoras criadas quando a onda de choque da erupção excede a velocidade do som.
Os microfones, posicionados numa ilha próxima do vulcão, captaram todos os ruídos durante cerca de 8 meses. Os investigadores conseguiram identificar e isolar o som que corresponde ao trovão vulcânico.
Esta descoberta, considerada praticamente impossível por muitos vulcanólogos, foi publicada na passada semana na revista Geophysical Research Letters. Juntamente foram também publicados os excertos de áudio da erupção, os quais foram compilados e acelerados 20 minutos de gravação em 20 segundos.
Segundo Matt Haney, autor principal do estudo e sismólogo do USGS e do Alaska Volcano Observatory (AVO), os sinais do trovão correspondiam ao momento e à intensidade dos relâmpagos na erupção. Futuramente, investigadores poderão utilizar o trovão como um proxy para os relâmpagos em erupções, os quais são produzidos por partículas carregadas de carga elétrica nas nuvens de cinzas.
Uma vez que estes fenómenos são associados a erupções vulcânicas de maior magnitude, conseguir detetar estes sinais luminosos e ruídos é uma ferramenta fundamental para o estudo na área de proteção de pessoas e aviação.