O vulcão Popocatépetl, localizado nos arredores da Cidade do México (México), voltou a entrar em erupção. O evento eruptivo caracterizou-se por várias explosões, em que a mais forte ocorreu na noite de segunda-feira, cerca das 21h30 hora local, e emitiu nuvens de cinzas para o céu e piroclastos.
Um
vídeo divulgado pelo Centro Nacional de Prevenção de Desastres do México (CENAPRED) mostrou como a cratera do vulcão se iluminou enquanto o vulcão lançava enormes quantidades de cinzas para o céu.
Nas últimas semanas, o vulcão Popocatépetl tem evidenciado sinais de reativação, levando as autoridades a emitir mensagens de aviso para manter uma distância segura. Logo antes da explosão, um vídeo de pessoas subindo até à cratera do vulcão circulou nas redes sociais, apesar das recomendações do CENAPRED de permanecer a pelo menos 12 km de distância do Popocatépetl. Não houve ferimentos graves causados pela explosão.
Depois de ver o vídeo, o CENAPRED divulgou o seu próprio vídeo explicando porque era perigoso ficar muito perto da cratera do vulcão.
A agência de desastres naturais definiu, assim, o nível de alerta amarelo (fase dois), que adverte sobre a atividade fraca a moderada, bem como para a possibilidade da ligeira a moderada queda de cinzas nas populações próximas.
O Popocatépetl é a segunda montanha mais alta do México e fica 5452 metros acima do nível do mar.