Sismo de magnitude 6,4 atinge a Croácia 9 meses após sismo destruidor
Ocorreu hoje, 29 de dezembro, às 11:19 (hora UTC) um sismo de magnitude 6,4 (Richter) na Croácia, mais concretamente, na província de Petrinja. Segundo o United States Geological Survey (USGS), o sismo localizou-se a 3,2 km a ENE de Petrinja, Sisačko-Moslavačka, e a cerca de 50 km a S de Zagreb, e a uma profundidade de 10 km.
De acordo com a informação disponível até ao momento, há vários feridos e edifícios destruídos. Há já confirmada a morte de uma criança de 12 anos. As equipas de resgate e exército já estão no local, na tentativa de retirar as pessoas que ficaram presas nos escombros de casa que ruíram.
Segundo Andrej Plenkovic, primeiro ministro do país, algumas pessoas terão de ser evacuadas da cidade de Petrinja. Um jardim infantil ficou destruído, e embora não se encontrassem crianças no interior do edifício, a situação nos lares de idosos aparenta ser pior.
O sismo foi sentido também, embora que com menos intensidade, em outros países como Bósnia e Hezergovina, Sérvia, Roménia, Hungria, República Checa, Áustria, Eslovénia, Suíça e Itália.
No país vizinho, Eslovénia, foi anunciado o encerramento temporário da sua central nuclear, que se localiza a apenas 100 km do epicentro do sismo.
Em março, um sismo de magnitude 5,4 atingiu o país, causando uma morte e cerca de 27 feridos.