No passado dia 27 de janeiro, o vulcão Merapi, o mais ativo da Indonésia, entrou em erupção, emitindo uma escoada lávica, a mais extensa desde que o nível de alerta do vulcão foi elevado em novembro, e gases vulcânicos para a atmosfera.
O vulcão Monte Merapi localiza-se na populosa ilha de Java. No entanto, não foi necessário proceder a ações de evacuação, continuando as autoridades a monitorizar a atividade do vulcão. Os habitantes foram avisados para ficar fora da zona de perigo de 4 km em torno da cratera.
Em novembro, as autoridades locais retiraram quase 2.000 pessoas que viviam nos distritos de Magelang e Sleman (Java) após um evento eruptivo do vulcão Merapi. No início deste mês, as autoridades evacuaram mais de 500 pessoas em Magelang após o vulcão ter emitido nuvens de cinzas e gases quentes.
A Indonésia, um arquipélago com mais de 250 milhões de habitantes, fica no conhecido Anel de Fogo do Pacífico, pelo que a atividade sísmica e vulcânica são fenómenos muito frequentes. A última grande erupção do Monte Merapi em 2010 matou 347 pessoas e afetou outras 400 mil.