Hoje, dia 14 de agosto, às 08:29 (hora local, 12:29 UTC), o Haiti foi afetado por um terramoto de magnitude 7,2. Segundo o United States Geological Survey (USGS), o sismo localizou-se a cerca de 13 km a SSE de Petit Trou de Nippes, Haiti, e a 10 km de profundidade.
O forte abalo provocou pânico na população, que fugiu das suas casas para as ruas, e destruiu vários edifícios. Até ao momento, há registo de pelo menos 304 mortos e dezenas de feridos. O hospital da região está sobrelotado.
O USGS avança que o número de mortos vai provavelmente aumentar e os danos serão vastos, na ordem das centenas de milhões de dólares, uma vez que grande parte da região tem estruturas que são vulneráveis a sismos. Informaram, ainda, que em sismos semelhantes no passado foi necessária ajuda nacional ou mesmo internacional. O Primeiro Ministro declarou o estado de emergência que irá vigorar durante um mês.
A tempestade tropical Grace dirige-se para a ilha, devendo atingi-la na noite de segunda-feira ou na manhã de terça-feira, de acordo com o National Hurricane Center, o que poderá complicar as operações de resgate.
O evento foi também sentido na Jamaica, localizada a mais de 300 km do Haiti. Foi o sismo mais forte a atingir o Haiti desde o terramoto de magnitude 7,0 que ocorreu em 2010, perto de Port-au-Prince e que matou dezenas de milhares de pessoas.