O vulcão Piton de la Fournaise registou hoje, dia 22 de dezembro, uma nova erupção vulcânica após um incremento rápido da atividade sísmica, tremor vulcânico e deformação do solo. De acordo com o Observatoire Volcanologique du Piton de la Fournaise (OVPF) e o Institut de Physique du Globe de Paris (IPGP), o incremento da atividade sísmica deu-se a partir das 01:15 (hora local). O tremor vulcânico continuou a evoluir até cerca das 03:30 (hora local), até que quatro fissuras eruptivas se formaram no flanco sul, tendo consequentemente surgido novos fluxos de lava.
A intensidade do tremor vulcânico (indicador de emissão de lava à superfície) após o início da erupção, diminuiu gradualmente desde as 04:3 (horal local). A localização da sismicidade e do tremor vulcânico permitiram localizar rapidamente o ponto eruptivo no flanco sul do vulcão.
De acordo com as imagens visuais das webcams do OVPF-IPGP, foram observadas pelo menos quatro fissuras eruptivas, localizadas no flanco sul do cone presente no topo do vulcão, a sudeste de Piton Kala Pélé e a sudoeste da cratera Castelo Fort. O ponto de emissão mais baixo está a cerca de 2000 m de altitude. Às 8h30, as 4 fissuras ainda estavam ativas, mas a atividade mais importante estava na fissura mais baixa em altitude, e ao fim do dia a atividade concentrava-se apenas na fissura a cota mais baixa.
Devido às más condições climáticas no local, não pode ser feito qualquer reconhecimento no local pelas equipas do OVPF-IPGP, quer a pé quer por via aérea, nem nenhuma estimativa de emissão de lava pôde ser feita pela Plataforma HOTVOLC (OPGC - Universidade Clermont Auvergne).