O vulcão Sakurajima, localizado na ilha de Kyushu no Japão, entrou em erupção no passado domingo, dia 24 de julho, obrigando evacuações na região.
Segundo a Agência Meteorológica do Japão (JMA), a erupção deu-se pelas 20:05 hora local (15:05 hora UTC) na cratera Minamidake, emitiu uma nuvem de gases e cinzas a cerca de 1500 metros de altitude e projetou piroclastos incandescentes que cobriram a cratera, tendo alguns atingido distâncias de 2,5 km a leste da cratera. Como sinal precursor da erupção, foi registado, por voltas das 19:00 hora local, uma ligeira inflação do edifício vulcânico.
A JMA havia elevado o nível de alerta do vulcão de 3 (restrição às proximidades do vulcão) para 5, o nível mais alto (evacuação da zona de perigo), solicitando a respetiva evacuação das pessoas. Até ao momento não há relatos imediatos de danos ou vítimas, contudo, a agência aconselha os moradores da província e da cidade de Kagoshima que se mantenham alerta. A agência afirma que os impactos dos materiais de trajetória balística emitidos pelo vulcão, podem afetar uma área residencial de cerca de 3 km de distância da cratera principal.
O Vulcão Sakurajima corresponde a um estratovulcão edificado no seio da caldeira de Aira, formada há cerca de 22000 anos atrás. O vulcão que é considerado um dos mais ativos do Japão regista entre 500 e 1000 pequenas erupções todos os anos.