Hoje, às 13:15 (hora local), o vulcão Fagradalsfjall, localizado na Península de Reykjanes, Islândia, entrou em erupção. De acordo com a informação disponível até ao momento, abriu-se uma fissura eruptiva de aproximadamente 100 m no vale Meradalir, com a emissão constante de lava, a N do antigo local da erupção em Geldingadalir.
Esta erupção já era considerada provável tendo em conta os resultados preliminares da modelação da deformação efetuados e divulgados pelo Icelandic Met Office (IMO) a 2 de agosto. A nova intrusão do dique sob o sistema vulcânico de Fagradalsfjall encontrava-se a profundidades muito superficiais (cerca de 1 km), e a taxa de intrusão magmática revelava-se muito rápida, quase o dobro do observado no decorrer da intrusão observada em fevereiro de 2021. Os indicadores de deformação e sismicidade estavam a apresentar valores decrescentes, tal como se sucedeu na erupção que teve início a 19 de março de 2021.
As imagens de interferometria de radar, captadas no período de 20 de julho a 1 de agosto de 2022, mostram esta nova intrusão na península de Reykjanes e a deformação associada ao sismo de magnitude 5,4 no dia 31 de julho de 2022. As imagens mostram deformação para NW de aproximadamente 16 cm.