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  • Ilha de S. Jorge (Sistema Vulcânico Fissural de Manadas) em Alerta Científico V3, após reativação do sistema vulcânico em profundidadeIlha Terceira (Vulcão de Santa Bárbara) em Alerta Científico V2 devido aos níveis de atividade microssísmicaAtividade sísmica na ilha de São Jorge encontra-se acima dos valores normais de referênciaAtividade sísmica no Vulcão de Santa Bárbara (ilha Terceira) encontra-se acima dos valores normais de referênciaSismo de magnitudes 2,1 sentido com intensidade máxima III/IV na ilha TerceiraCrise sismovulcânica de S. Jorge, último sismo sentido: 11 de maio às 09:21h, intensidade máxima III/IV nas freguesias de Santo Amaro e VelasCIVISA apela ao preenchimento do inquérito de macrossísmica em caso de sentir um sismo



 Física

Conteúdo Programático


1. NOÇÕES FUNDAMENTAIS DE FÍSICA CLÁSSICA
1.1. Medidas e unidades. Análise dimensional
1.2. Grandezas escalares e vetoriais. Cálculo vetorial
1.3. Cinemática/noções de movimento
1.4. Dinâmica e estática da partícula
1.5. Momento e deformações
1.6. Energia, trabalho e potência
1.7. Impulso e quantidade de movimento


2. FLUIDOS 
2.1. Noção de fluido. Conceito de densidade e pressão
2.2. Estática de fluidos. Variação da pressão com a profundidade
2.3. Dinâmica de fluidos. fluidos ideais e viscosos
2.4. Lei da Conservação da Massa. Caudal.
2.5. Lei de Bernoulli para fluidos ideais. Aplicações
2.6. Escoamento de fluidos viscosos. Lei de Poiseuille 
2.7. Tensão superficial de líquidos e o fenómeno de capilaridade
2.8. Hemodinâmica e pressão arterial
2.9. Difusão 
 
Práticas laboratoriais 
- Movimento de projéteis
- Leis de Newton
- Princípio da Conservação de Energia 
- Princípio de Arquimedes
- Equação de Bernoulli (tubos de Venturi)
- Eletrocardiograma e pressão arterial


 

Docente(s)


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Site:/pessoal/
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Helena Cristina de Sousa Pereira Meneses e Vasconcelos
Maria Gabriela Fragoso Soares Pereira Meirelles

Informação Adicional



Objetivos de Aprendizagem

 

  Pretende-se que os alunos dominem os conceitos teóricos básicos de Dinâmica, Estática, Hidroestática e Hidrodinâmica, que sejam capazes de aplicar estes conceitos à resolução de problemas simples, e que desenvolvam a capacidade de realizar trabalhos laboratoriais, tratando e analisando, de forma adequada, os dados obtidos;
  Nesta disciplina os alunos devem adquirir autonomia e sentido de responsabilidade, hábitos de estudo, espírito crítico, trabalho de equipa e de colaboração, desenvolvimento da capacidade de pesquisar fontes bibliográficas e elaborar, pelas suas próprias palavras, um resumo dessa pesquisa, de tomar apontamentos nas aulas, distinguindo o essencial do acessório, de preparar um relatório de uma atividade experimental com rigor, clareza e concisão, usando com eficiência esquemas gráficos, tabelas e resultados, expressos quando possível com apreciação de erros.


Anexos