O Vulcão do Fogo continua em erupção, emitindo gases e piroclastos, mas sem emissão visível de lavas no foco eruptivo. Embora nos dias 30 e 31 de Dezembro se tenha registado um ligeiro incremento no tremor vulcânico, bem como na quantidade de gases emitidos, nomeadamente de dióxido de enxofre (SO2), a situação mantém-se estável nas últimas 24 horas, com libertação de gases e explosões esporádicas. Segundo a investigadora da Universidade de Cabo Verde Sónia Silva, estas variações da actividade eruptiva são normais e informa que as frentes lávicas de Portela, Bangaeira e Ilhéu de Losna estão estagnadas.
A equipa da Uni-CV alerta que a actividade vulcânica ainda continua e aconselha as pessoas para evitarem aproximações à fissura eruptiva, dado este ser um fenómeno imprevísivel que, de um momento para outro, pode mudar de comportamento.
A companhia aérea cabo-verdiana TACV informou que conta retomar, na próxima semana, os voos para a ilha do Fogo. Esta decisão foi tomada na sequência de uma visita técnica efetuada por uma equipa do Departamento de Qualidade e Segurança Operacional à pista do aeroporto de São Filipe no dia 30 de Dezembro, para analisar in loco a situação. De acordo com o comunicado, a equipa técnica constatou que os riscos são aceitáveis e recomendou o início das operações.
O CVARG/CIVISA encontra-se a acompanhar o desenvolvimento da actividade eruptiva.