No dia 16 de Julho, cerca das 10:00 (hora local), ocorreu uma explosão freática no vulcão Mount Gamalama, localizado na ilha de Ternate, arquipélago das Molucas (Indonésia). Na sequência do episódio eruptivo, foram emitidas cinzas de cor escura até cerca de 1500 metros de altura acima da cratera, obrigando ao encerramento do aeroporto local, Sultan Babullah.
O nível de alerta do vulcão mantém-se no nível 2, numa escala de 1 a 4, mas o Volcanic Ash Advisory Center (VAAC) de Darwin elevou o código de aviação para laranja. As autoridades estabeleceram uma zona de exclusão com cerca de 1.5 quilómetros de raio em torno da cratera.
O vulcão já registava indícios de actividade desde o final do mês de Junho, período em que se verificou um incremento da sismicidade, incluindo tremor vulcânico.
A última erupção do vulcão Mount Gamalama ocorreu em Dezembro de 2014. A emissão de cinzas teve consequências económicas na ilha de Ternate e levou a que as autoridades encerrassem o aeroporto local durante duas semanas.