Sismo de magnitude 6,5 causa pelo menos 97 mortos e destruição em Aceh, Indonésia
Dia 7 de dezembro, às 05:03 (hora local; 22:03 UTC de dia 6 de dezembro), ocorreu um sismo de magnitude 6,5 que afetou a província de Aceh, situada no extremo norte de Samatra, na Indonésia. Segundo o USGS, o sismo localizou-se a 19 km a SE de Sigli e a 8,2 km de profundidade.
O sismo atingiu o distrito de Pidie Jaya, quando muitos dos residentes, a maioria muçulmanos, se preparavam para as orações matinais. Habitações, mesquitas, lojas, estradas e carros ficaram destruídos na pequena cidade de Meureudu, uma das mais afetadas.
As operações de resgate estão concentradas em Meureudu. Até ao momento há pelo menos 97 mortos, confirmados em comunicado pelo responsável do exército desta região do oeste do país. O próprio afirma ainda que o número vai continuar a aumentar à medida que prosseguem as operações de busca e salvamento. A agência nacional de mitigação de desastres informou a existência de pelo menos 78 feridos graves.
Não foi, no entanto, emitido alerta de tsunami.
Este sismo volta a recordar os habitantes da província de Aceh quanto à sua vulnerabilidade a desastres naturais. Cerca de 230000 pessoas pereceram no seguimento do sismo de 24 de dezembro de 2004, de magnitude 9.3, que desencadeou um tsunami. Dada a sua localização numa parte bastante activa do denominado Anel de Fogo do Pacífico, a atividade sísmica é frequente na Indonésia.