Na passada quinta-feira, dia 14 de setembro, a Indonésia elevou o nível de alerta para o vulcão Mount Agung, localizado na ilha turística de Bali, após um aumento da atividade sísmica de origem vulcânica. Segundo a Agência Nacional de Mitigação de Desastres, o alerta foi elevado de normal para vigilância.
A agência geológica do país recomenda que os aldeões e os visitantes fiquem a mais de 3 km da cratera do vulcão. O distrito circundante de Karangasem, uma área de cerca de 840 km2, tem uma população de 408 mil habitantes.
A agência de desastre lembrou que o vulcão entrou em erupção em março de 1963, sendo esta considerada uma das maiores erupções do século XX. Esta erupção foi responsável pela emissão de um grande volume de cinzas e formação de escoadas piroclásticas e lahars, que causaram elevada destruição e cerca de 1100 mortos. Alertou, ainda, contra o pânico, dizendo que antes de uma erupção, vai haver certamente mais incrementos na atividade vulcânica e mudanças no nível de alerta.
O arquipélago indonésio localiza-se no Anel de Fogo do Pacífico e é propenso à ocorrência de sismos e erupções vulcânicas.