Iniciar sessão

Navegar para Cima
A aplicação Web não foi encontrada em http://ivar.azores.gov.pt/noticias. Verifique se escreveu o URL correctamente. Se o URL tiver de fornecer conteúdo existente, o administrador do sistema poderá ter de adicionar um novo mapeamento do URL do pedido à aplicação de destino.
A aplicação Web não foi encontrada em http://ivar.azores.gov.pt/noticias. Verifique se escreveu o URL correctamente. Se o URL tiver de fornecer conteúdo existente, o administrador do sistema poderá ter de adicionar um novo mapeamento do URL do pedido à aplicação de destino.
Última hora:



Mundo ► Fenómenos Naturais

Erupção no Monte Agung (Foto: Reuters)
27-11-2017 11:55
Bali, Indonésia
Erupção no vulcão Agung leva ao encerramento do Aeroporto Internacional de Bali - Indonésia

A atividade eruptiva que se tem registado nos últimos dias no vulcão Agung em Bali, Indonésia, está a condicionar os voos de e para Bali.
 
Desde a passada terça-feira, e com intensidade crescente, o vulcão tem emitido cinzas a mais de 700 metros de altura, no entanto, a atividade eruptiva no vulcão está a evoluir para uma fase magmática. Com isto, as autoridades aumentaram o nível de alerta para o máximo esta manhã.
 
A presença de lava na cratera do vulcão é, por vezes, refletida na nuvem de cinzas que assume um tom avermelhado, mesmo durante o dia. De acordo com o porta-voz da Agência de Gestão de Desastres do país, Sutopo Purwo Nugroho, caso se verifique o aumento do nível de lava na cratera, é possível que esta transborde pelas encostas do vulcão.
 
Segundo as autoridades locais, cerca de 40 mil pessoas já foram afastadas do vulcão, sendo necessário evacuar aproximadamente mais 60 mil pessoas. Devido à possibilidade de uma erupção maior, a Agência de Mitigação de Desastres da Indonésia insistiu fortemente para que a zona de perigo, estendida a um raio de 8 a 10 km do vulcão, fosse imediatamente evacuada. Segundo o governador de Bali, mais 150 mil pessoas podem vir a ser convocadas a retirarem-se da zona.
 
Com tudo isto, e tendo em conta a evolução da atividade eruptiva, as autoridades indonésias e regionais reforçaram os avisos à aviação em torno do vulcão, informando que as cinzas vulcânicas podem chegar até mais de 6 km de altura, dificultando ou impedindo a circulação aérea. Assim, o Aeroporto Internacional de Bali permanecerá encerrado até à manhã de terça-feira, 28 de novembro, sendo a situação revista a cada seis horas. Embora alguns voos no sábado e no domingo tivessem sido cancelados, a maioria continuou a operar normalmente devido à direção que a nuvem de cinzas estava a tomar. Neste momento, os ventos deslocam a nuvem de cinzas para sudeste, em direção à ilha vizinha de Lombok, afastando-se da capital onde se situa o aeroporto. De acordo com o porta-voz do aeroporto, Air Ahsanurrohim, 445 voos já foram cancelados, afetando cerca de 59 mil passageiros. O alerta para a aviação civil encontra-se no nível vermelho, o mais elevado numa escala de quatro níveis.
 
O Centro de Vulcanologia e Mitigação de Perigos Geológicos da Indonésia garante que a ilha de Bali ainda se encontra “segura”, excepto numa área de 7,5 km em torno do vulcão. As autoridades locais distribuíram máscaras às populações, enquanto que na região nordeste da ilha, nas zonas mais próximas do vulcão, carros, estradas e edifícios ficam cobertos de cinzas.
 
Com base nas informações divulgadas pelo centro de monitorização do vulcão, Sutopo Purwo Nugroho indica ser possível o registo de erupções de maior magnitude do que as observadas até ao momento. Desde domingo, dia 26 de novembro, que as explosões estão mais fortes e violentas, sendo estas ouvidas a 12 km de distância.
 
Devido à história eruptiva do vulcão Agung, com erupções violentas, os governantes do país estão a responder à ocorrência tendo por base o pior cenário possível. A sua última erupção ocorreu em 1963, um evento que durou um ano e tirou a vida a mais de 1000 pessoas.
 
Bali é o principal destino turístico da Indonésia que, segundo dados oficiais, atrai cerca de 200 mil turistas estrangeiros, correspondendo a aproximadamente 5 milhões de visitantes por ano.
 
A Indonésia, situada no designado Anel do Fogo do Pacífico, uma zona de grande atividade sísmica e vulcânica, abriga mais de 400 vulcões em aproximadamente 17 mil ilhas, dos quais 127 estão ativos. ​​​


Fontes


The Guardian
The Telegraph
The Straits Times (ST)
Publico
Jornal de Notícias

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas


Error in WebPart: A aplicação Web não foi encontrada em http://ivar.azores.gov.pt/noticias. Verifique se escreveu o URL correctamente. Se o URL tiver de fornecer conteúdo existente, o administrador do sistema poderá ter de adicionar um novo mapeamento do URL do pedido à aplicação de destino.Click here to edit the properties of this web part.
quinta-feira, 30 de Maio de 2019
Na passada sexta-feira, dia 24 de maio, o vulcão Mount Agung, localizado na ilha de Bali, na Indonésia, entrou em erupção. O evento eruptivo durou quatro minutos e meio e consistiu na emissão de lava e na projeção de piroclastos e fragmentos rochosos (líticos) até cerca de 2,5 a 3 km de distância. Registou-se queda de cinzas em dezenas de aldeias; contudo, não houve registo de feridos nem foi necessário proceder à evacuação da...
sexta-feira, 29 de Junho de 2018
​O vulcão Agung, localizado na ilha turística de Bali, iniciou uma nova fase eruptiva ontem, 28 de junho, emitindo uma coluna de cinzas a cerca de 2 500 metros de altura. Segundo o porta-voz da Agência Nacional de Gestão de Desastres, Sutopo Purwo Nugroho, o nível de alerta do vulcão não foi elevado, permanecendo em estado moderado.   No final do ano de 2017, o vulcão presenciou um aumento dramático na sua atividade, forçando ...
quarta-feira, 22 de Novembro de 2017
O Monte Agung na ilha de Bali, Indonésia, entrou finalmente em erupção aproximadamente dois meses após o Centro de Vulcanologia e Mitigação de Perigos Geológicos da Indonésia ter elevado o nível de alerta do vulcão para o nível máximo. Na sequência deste alerta no mês de setembro, cerca de 74 mil pessoas foram evacuadas de Bali. Entretanto, devido à diminuição da atividade sísmica no vulcão, no mês de outubro o nível de alerta...
Error in WebPart: A aplicação Web não foi encontrada em http://ivar.azores.gov.pt/noticias. Verifique se escreveu o URL correctamente. Se o URL tiver de fornecer conteúdo existente, o administrador do sistema poderá ter de adicionar um novo mapeamento do URL do pedido à aplicação de destino.Click here to edit the properties of this web part.