Hoje, por volta das 01:54 (hora local, 22:54 UTC), ocorreu um sismo a sudoeste da ilha de Zakynthos, no Mar Iónico, que foi sentido em toda a Grécia ocidental, na capital Atenas, e também em Nápoles (Itália), bem como na Albânia e Líbia. Segundo o European Mediterranean Seismological Centre (EMSC), o sismo teve magnitude 6,8 e localizou-se a 28 km a SW de Lithakiá (ilha de Zakynthos), a 10 km de profundidade.
Não há registo de feridos, mas ocorreram danos significativos no porto local, divulgados em fotos dos media locais, e num mosteiro da ilha do século 13. Segundo o presidente da câmara, Pavlos Kolokotsas, Zakynthos tem proteção antissísmica, registando-se apenas fendas no interior das habitações e pequenos movimentos de vertente. No entanto, fotos na mídia social na sexta-feira mostraram uma grande rachadura no chão no porto da ilha.
O forte abalo durou 10 segundos e foi seguido de numerosas réplicas, muitas das quais também sentidas, embora com menor intensidade, pelo que as escolas locais fecharam durante o dia de hoje. Também centenas de residentes passaram a maior parte da noite na rua. De acordo com o reportado na BBC News, o EMSC detetou pequenas mudanças no nível do mar.
A ilha de Zakynthos, também conhecida como Zante, foi atingida por um terramoto de magnitude 7,3 em 1953, destruindo a maioria dos edifícios da ilha. Desde então, todos os edifícios foram reforçados para proteger contra novos eventos. A região encontra-se em grandes linhas de falha e os tremores são relativamente comuns, mas raramente fatais.
Danos no porto de Zakynthos (Foto: REUTERS)