Monte Merapi emite coluna de cinzas a 1500 metros de altura e entidades emitem alerta de Lahar
O vulcão Monte Merapi, localizado entre as províncias de Java Central e Yogyakarta, na ilha de Java (Indonésia), voltou a entrar em erupção ontem, dia 17, às 10:46 hora local, emitindo uma coluna eruptiva que alcançou 1500 metros de altura. Segundo o Centro de Investigação e Desenvolvimento de Tecnologia de Desastres Geológicos (BPPTKG), o evento eruptivo durou cerca de dois minutos e meio.
O vento que se fazia sentir no momento dispersou o material emitido para oeste, afastando assim da área densamente povoada de Yogyakarta e do Aeroporto Internacional de Adisoetjipto a sul. Apesar disso, as cinzas vulcânicas caíram em pelo menos duas aldeias, mas não interromperam nenhuma das suas atividades. O PVMBG emitiu um alerta para os voos na região. Até ao momento, as autoridades locais não comunicaram nenhuma vítima ou danos.
Devido à precipitação que se faz sentir na zona da cratera, o Centro de Vulcanologia e Mitigação de Perigos Geológicos da Indonésia (PVMBG) emitiu um alerta de perigo da ocorrência de lahar, uma escoada de detritos ou lama.
Desde o mês de maio que o Monte Merapi encontra-se em “Waspada”, ou seja, em nível de alerta (um nível abaixo do nível de alerta máximo), tendo o governo local definido uma zona interdita num raio de 3 km desde a cratera.