O Monte Sinabung, localizado na ilha de Sumatra, na Indonésia, entrou em erupção na segunda-feira, emitindo cinzas e outros produtos vulcânicos até 5000 metros de altura. Esta foi a segunda erupção desde sábado.
O Centro de Vulcanologia e Mitigação de Riscos Geológicos da Indonésia informou que não houve relatos de fatalidades ou feridos, mas alertou para as pessoas ficarem a pelo menos 5 km de distância da cratera. O nível de alerta do vulcão permanece no segundo mais elevado. A agência disse que as pessoas na área devem cobrir o rosto para se proteger da queda de cinzas. Segundo um oficial do posto de observação do Monte Sinabung, as cinzas já cobriram várias aldeias situadas até 20 km da cratera.
A autoridade de aviação civil informou que ainda operam voos na região. O Volcanic Ash Advisory Center de Darwin emitiu um aviso à aviação, informando da existência de cinzas até cerca de 9 km de altitude, que divergem para oeste.
O Monte Sinabung é um dos mais de 120 vulcões ativos na Indonésia. Esteve inativo durante séculos até que entrou novamente em erupção em 2010. Desde então tem estado ativo, entrando ocasionalmente em erupção. Recentemente, destacam-se as erupções de 2010, 2014 e 2016 por terem provocado dois, 16 e sete mortos, respetivamente. Nos últimos anos, dezenas de milhar de pessoas foram forçadas a deixar suas casas ao redor do vulcão ativo nos últimos anos.