No passado dia 2 de março, o vulcão Monte Sinabung, localizado na província Sumatra do Norte na Indonésia, entrou em erupção.
Um colapso do domo lávico ativo originou escoadas piroclásticas, que alcançaram cerca de 5 km para sudeste e leste, e uma nuvem eruptiva, que atingiu cerca de 5 km de altura acima da cratera.
Desde janeiro de 2021, o observatório vulcanológico já registou 37 erupções explosivas no vulcão que resultaram na formação de colunas eruptivas que, em média, atingiram alturas de 1000 metros acima da cratera. Estes eventos estiveram relacionados com colapsos nos flancos do domo lávico e produziram escoadas piroclásticas de pequena dimensão que alcançaram distâncias de 1500-2500 metros do cume em direção a leste, sudeste e sul. No entanto, o evento do dia 2 de março superou em muito os eventos anteriores. Até às 08h20, hora local, o observatório vulcanológico detetou um total de 13 dessas escoadas piroclásticas.
Não houve relatos de mortes ou feridos, nem da suspensão do tráfego aéreo na região.
O Monte Sinabung esteve adormecido durante quatro séculos antes de entrar em erupção em 2010, matando duas pessoas. Outra erupção em 2014 matou 17 pessoas, enquanto sete morreram numa erupção de 2016.