Um novo relatório emitido pelo Serviço Geológico Columbiano - Observatório Vulcanológico e Sismológico de Popayán (SGC) confirmou a atividade do Vulcão Nevado del Huila, nos Andes, durante a última semana de 9 a 15 de agosto, passando agora a atingir o nível amarelo de atividade.
De acordo com dados obtidos pela rede de monitorização do vulcão, foi registado um total de 220 sismos, dos quais 88 estavam relacionados com processos de fratura de rochas (vulcanotectónicos, tipo VT) e 132 com dinâmica de fluidos no interior das condutas vulcânicas. Destes últimos, 123 foram classificados como eventos de longo período (tipo LP), cinco como eventos híbridos, apresentando tanto características de fratura de rochas como de dinâmica de fluidos, e quatro foram classificados como pulsos de tremor vulcânico.
As imagens obtidas esta semana pelas câmaras web de Tafxnú, Caloto, Maravillas e La Palma mostraram baixos níveis de desgaseificação do sistema vulcânico com uma coluna branca orientada preferencialmente para o ocidente. Foram utilizados sensores para a monitorização da deformação do solo, campos magnéticos e ondas de movimento do solo para monitorizar o sistema vulcânico.
Durante o período avaliado, o vulcão continuou a apresentar um comportamento estável. As entidades de controlo continuam atentas à evolução do fenómeno, sendo qualquer alteração comunicada atempadamente.