Desde o dia 24 de março que tem sido registado um incremento significativo da sismicidade no vulcão Nevado Del Ruiz, na Colômbia. O nível de alerta do vulcão já foi elevado para Laranja, o que significa que é provável que ocorra uma erupção vulcânica dentro de dias ou semanas.
De acordo com o Ministério de Minas e Energia e Serviço Geológico Colombiano (SGC), o incremento da sismicidade está associado ao movimento de fluidos no interior das condutas vulcânicas e consequentemente à fraturação das rochas sob o edifício vulcânico. Esta sismicidade localiza-se no flanco sudoeste do vulcão, a cerca de 2 a 5 km da cratera Arenas, a profundidades que variam entrem 2 e 4 km do topo do vulcão.
A frequência diária de sismos registados tem vindo a aumentar, tendo no dia 28 de março ocorrido cerca de 6.500 eventos e no dia 29 mais de 11.000 eventos. Até à emissão do último boletim informativo do SGC do dia 30 de março, às 21:40 hora local, foram registados naquele dia cerca de 9600 eventos.
Destaca-se ainda um aumento gradual da energia sísmica libertada. Até ao momento, os sismos mais energéticos tiveram magnitudes 2,6 (dia 24 de março), 2,7 (dia 29 de março) e 3,1 (dia 30 de março). Tem sido também registado um aumento nas anomalias térmicas desde outubro de 2022, que persiste até ao momento.
O SGC recomenda que a comunidade mantenha a calma e esteja atenta às informações fornecidas sobre a evolução do estado do vulcão.
O vulcão Nevado Del Ruiz, com 5321 metros de altura, está localizado nos Andes colombianos, no departamento de Tolima. É um dos vulcões mais ativos da Colômbia, com várias erupções ao longo da sua história. A mais devastadora ocorreu em 1985 e produziu um lahar que progrediu pelos flancos do vulcão e tirou a vida a mais de 25.000 pessoas em Armero.