O vulcão italiano Stromboli voltou a exibir uma nova erupção hoje, pelas 12:18 hora local (10:18 hora UTC), emitindo uma coluna eruptiva de gases e cinzas para a atmosfera.
De acordo com o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia, tratou-se de uma erupção semelhante e ligeiramente mais forte do que a ocorrida em julho passado, a qual tirou a vida a um turista. Para além da coluna de cinzas, a erupção gerou também escoadas piroclásticas que facilmente atingiram o mar, causando alguns incêndios de pequena dimensão.
Até ao momento não há relatos de vítimas ou danos em edifícios, no entanto o autarca local proibiu visitantes no local no dia de hoje, embora a situação se encontre sob controlo. A cratera do vulcão já havia sido encerrada esta semana devido a um aumento de atividade, nomeadamente explosões de pequena dimensão.
O vulcão Stromboli, com cerca de 926 metros de altura, e que forma a ilha ao norte da Sicília, é um dos vulcões mais ativos do mundo, conhecido pelas suas explosões normalmente pequenas, mas regulares, com emissão de lava incandescente a partir de várias bocas eruptivas no interior da sua cratera. Este tipo de atividade no vulcão vem acontecendo há pelo menos 2000 anos, desde que há registos escritos da atividade, da qual o seu nome deu origem à chamada atividade estromboliana.