Número de vítimas mortais do sismo que afetou a Turquia e a Grécia sobe para 116
O último balanço do número de vítimas mortais associadas ao sismo de magnitude 7,0 que, no passado dia 30 de outubro, afetou a Turquia e a Grécia é de 116 mortos. Com exceção de duas mortes que ocorreram na ilha de Samos, Grécia, as restantes ocorreram em Izmir, na Turquia.
As operações de resgate terminaram, tendo sido possível resgatar 107 sobreviventes dos destroços. O sismo provocou ainda 1035 feridos.
Este foi o terramoto mais mortal a atingir a Turquia em quase uma década. O forte abalo foi sentido em toda a parte ocidental da Turquia, incluindo Istambul, bem como na capital grega, Atenas. Foi seguido por cerca de 1700 réplicas, 45 das quais foram de magnitude superior a 4,0.
A atividade sísmica é comum nesta região, devido ao enquadramento geológico. Com efeito, esta região corresponde à zona onde as placas Africana, Eurasiática, Arábica e outras placas mais pequenas se encontram, envolvendo processos de colisão e estiramento. Mais de 500 pessoas morreram num terramoto em 2011 na cidade oriental de Van, enquanto outro em janeiro deste ano matou 41 pessoas na província oriental de Elazig. Em 1999, dois sismos mataram 18.000 pessoas no noroeste da Turquia.