Cai neve feita de metal em Vénus
NewsBody
Os cientista nunca viram, directamente, nevar em Vénus. Contudo, de acordo com a Discovery News, os cientistas observaram uma geada metálica a cobrir os pontos mais altos do planeta. A geada, a qual pensa-se ser composta por minerais de galena (sulfureto de chumbo) e de bismutite (sulfureto de bismuto), foi observada pela primeira como manchas brilhantes em imagens de radar produzidas pela Missão Magellan da NASA a Vénus, em 1989.
Vénus é um planeta extremamente quente. A baixa atmosfera e a sua superfície são centenas de graus mais quentes do que a superfície da Terra, pelo que, conforme explica o Dr. Bruce Fegley, cientista planetário da Universidade de Washington (EUA), compostos metálicos emitidos pelos seus vulcões condensam nas regiões mais frias da atmosfera e criam a camada de “neve” na superfície.
Nas planícies mais baixas, as temperaturas chegam a 480°C, sendo quente o suficiente para que minerais reflectores (como pirites) da superfície do planeta se vaporizem, entrando na atmosfera como uma espécie de névoa metálica, deixando nas altitudes mais baixas apenas as rochas vulcânicas escuras, como basalto. Em altitudes mais elevadas, essa névoa se condensa, formando uma geada brilhante no topo das montanhas.
Fontes
HUFF Post
Maior TV
Hype Science
Imagens Adicionais
AdditionalImages_RichText