Um sismo de magnitude 6,9 atingiu, esta noite, a fronteira entre o México e a Guatemala. De acordo com o United States Geological Survey (USGS), o sismo ocorreu à 01:29 hora local (07:29 hora UTC), localizou-se na região de San Marcos na Guatemala, a cerca de 19 km a E de Cacahoatán no México, 11 km a NE de Malacatán e 6 km a NNE de San Pablo na Guatemala, a cerca de 94 km de profundidade. De acordo com o Pacific Tsunami Warning Center, nesta fase não existe o risco de tsunami.
Para além de fendas que se abriram em algumas estradas, o sismo causou ainda o colapso parcial de algumas habitações, nomeadamente paredes exteriores, e queda de muros nas regiões de Quetzaltenango, San Marcos, El Quiché, Sacatepéquez e Retalhuleu. Segundo a Polícia Nacional, até ao momento conta-se apenas um ferido em San Sebastian Retalhuleu, devido ao colapso de uma parte de uma igreja. Vários departamentos do país ficaram também sem eletricidade.
No México, no estado de Chiapas que se localiza na fronteira com Guatemala, há relatos também de paredes rachadas e janelas quebradas em Huixtla, no entanto sem feridos.
A Guatemala encontra-se numa zona sismicamente ativa, onde as placas tectónias de Cocos e das Caraíbas convergem com a placa Norte Americana.