Erupção vulcânica em Fagradalsfjall: lava interceta o caminho de acesso à colina de observação
A erupção vulcânica em Fagradalsfjall, Península de Reykjanes, continua. Ontem, dia 13 de junho, uma escoada lávica transbordou o bordo sul do vale de Geldingadalir, e intercetou o caminho de acesso à colina que permitia observar o fenómeno em curso desde 19 de março. Esta escoada lávica alcançou o campo lávico já existente no vale de Nátthagi, a sudeste. A Guarda Costeira islandesa sobrevoou a zona para verificar se ninguém tinha ficado retido.
Ontem de manhã, a atividade na cratera alterou-se novamente. A lava agora flui mais uniformemente e as fontes de lava quase terminaram. O especialista em desastres naturais Salóme Jórunn Bernharðsdóttir Vísir informa que aquele tipo de atividade pode retomar e que é impossível antever a evolução da erupção.
O vale de Geldingadalir agora está amplamente preenchido com escoadas lávicas, que continuam a acumular-se camada por camada, permitindo que a lava se espraie por seções cada vez mais largas das bordas circundantes. Salóme avança que a área que os visitantes podem alcançar está a ficar mais reduzida e que ninguém se pode aproximar da área da cratera, que lentamente está a ficar isolada do mundo exterior.