Atividade sísmica e deformação na ilha de La Palma sugerem processo de intrusão magmática
Desde as 04:18 (hora local) do passado sábado, dia 11 de setembro, a rede sísmica do Instituto Vulcanológico das Canárias (INVOLCAN) tem registado um enxame de eventos sísmicos de baixa magnitude na área do vulcão Cumbre Vieja na ilha de La Palma, arquipélago das Canárias.
Dos inúmeros eventos registados, mais de 1100 foram localizados até às 12 horas de hoje. Os hipocentros dos eventos localizam-se sob o vulcão Cumbre Vieja, geralmente a profundidades que variam entre os 9 e 12 km, embora no último dia alguns dos eventos tenham ocorrido a profundidades inferiores a 5 km. Nos últimos dias, a sismicidade migrou para oeste. O evento mais energético registado até ao momento ocorreu no dia 14 de setembro às 08:00 (hora local) e teve magnitude 3,4 (Richter).
Nos últimos anos, o vulcão Cumbre Vieja foi palco de cerca de 10 crises sísmicas, uma em 2017, uma em 2018, cinco em 2020 e três em 2021, incluindo a que se regista neste momento. Os eventos nesta última ocorrem a profundidades menores do que as crises sísmicas passadas, onde as profundidades variaram entre 20 e 30 km.
Associado à crescente atividade sísmica, a rede geodésica do mesmo Instituto também tem registado nos últimos dias uma significativa deformação do terreno de origem vulcânica. O padrão de deformação observado pode ser interpretado como o efeito da pressurização de um pequeno reservatório magmático, com um volume de aproximadamente 11 milhões de metros cúbicos, localizado no vulcão, na mesma área onde se concentram a maioria dos eventos sísmicos registados, a uma profundidade de 6-7 km.
De acordo com o INVOLCAN, a deformação observada confirma que a crise atual representa uma mudança significativa na atividade do vulcão e está relacionado com um processo de intrusão magmática sob a ilha de La Palma, no vulcão Cumbre Vieja.
Ainda segundo o INVOLCAN, é de esperar que a sismicidade sentida nos próximos dias poderá intensificar-se, consoante a evolução da atividade. De momento, o nível de alerta mantém-se no amarelo para os municípios de El Paso, Los Llanos de Aridane, Mazo e Fuencaliente de la Palma.

Deformação regista na ilha de La Palma até ao dia de hoje (Fonte: INVOLCAN).