Um sismo de magnitude 7,0 atingiu o norte da Papua Nova Guiné, tendo causado destruição em algumas habitações. Segundo o United States Geological Survey (USGS), o sismo ocorreu às 18:04 hora UTC de ontem, dia 2 de abril (03:04 hora local de hoje, dia 3 de abril), na região do lago Chambri, a cerca de 37 km a leste de Ambunti e 96 km a sudoeste de Wewak, capital da província de East Sepik.
De acordo com o Observatório Geofísico de Port Moresby, alguns edifícios foram destruídos nas regiões mais próximas do epicentro. Estas regiões são pantanosas, caracterizadas por um meio de vida de subsistência. A ajuda humanitária já se encontra a tentar chegar a estas zonas. Segundo uma estimativa do USGS, cerca de 4,5 milhões de pessoas podem ter sentido o sismo, 466 mil pessoas das quais podem ter sentido o sismo de forma “forte” a “muito forte”. É expectável que demorará vários dias para determinar a extensão dos danos, devido à localização remota da região e à comunicação limitada.
Em setembro de 2022, um sismo de magnitude 7,6 na Papua Nova Guiné, causou pelo menos 21 mortos e feriu dezenas de outras. Em 2018, vários sismos que ocorreram no país, tiraram a vida a pela menos 200 pessoas, muitas delas resultantes de movimentos de vertente.