A atividade vulcânica do Etna continua em níveis elevados, com explosões do estilo estromboliano na Nova Cratera Sudeste.
No passado dia 7 de outubro, pelas 06:35 (hora local), o Istituto Nazionale di Geofisica e Vulcanologia (INGV), Osservatorio Etneo registou a formação de uma nuvem de cinzas que atingiu 4,6 km de altitude e que se dispersou para ESE, causando queda moderada de cinzas nos flancos do vulcão. Por este motivo, o código de cores para a aviação foi elevado para vermelho.
No comunicado emitido hoje, o INGV informa que já não se observa o incremento da atividade explosiva na Nova Cratera Sudeste, bem como a nuvem de cinzas relacionada. No entanto, a atividade do estilo estromboliano permanece, embora com intensidade variável, acompanhada por emissões esporádicas de cinzas que são rapidamente dispersas na área do topo. Nas últimas 24 horas, a amplitude média do tremor mantém-se no nível dos valores médios, e a atividade infrassónica tem-se caracterizado por uma baixa frequência de eventos. A redes de monitorização da deformação superficial não revela variações significativas.