Erupção do vulcão Raung obriga ao encerramento do aeroporto de Juanda (Indonésia)
O Monte Raung, localizado na zona E da ilha de Java, a 40 km W de Bali, entrou em erupção no passado mês de junho. A actividade vulcânica caracterizada pela emissão de cinzas intensificou-se no passado dia 10 de julho, sendo acompanhada por uma actividade sísmica caracterizada por um tremor vulcânico de alta amplitude, e uma deformação crustal que sugere a migração do magma para a superfície.
As autoridades indonésias definiram um perímetro de 3 km de raio em redor da cratera e encerraram o aeroporto de Juanda (localizado da cidade de Surabaya, a segunda maior do país), devido à coluna eruptiva que já atingiu os 2 mil metros de altura, referiu o porta-voz da agência de desastres indonésia, Purwo Nugroho. O nível de alerta mantém-se no nível 3 (numa escala de 1 a 4), não tendo sido necessário, até ao momento, proceder à evacuação da população.
Não há relatos de vítimas ou danos devido à erupção, mas o encerramento do aeroporto de Juanda causa muitos constrangimentos quer à população local, devido aos festejos do fim do mês do Ramadão, em que muitos se juntam à família, quer aos turistas, visto ser época alta para férias.
O Monte Raung é um dos vulcões mais activos da Indonésia, tendo sido a sua última erupção em outubro de 2012.